terça-feira, 8 de julho de 2014

Dominguinhos+

Dominguinhos+, a websérie, e o longa-metragem Dominguinhos revivem a trajetória do artista e encontros antológicos e inéditos, com exibição no portal Natura Musical.
TEASER - http://youtu.be/-CFryF7nwrI
1º episódio - Dominguinhos+ Gilberto Gil - http://youtu.be/UfZKvqERDXI
2º episódio - Dominguinhos+ João Donato - http://youtu.be/obTXVMfgxfA
3º episódio - Dominguinhos+ Djavan - http://youtu.be/aNZ1jykZUM0
4º epsódio - Dominguinhos+ Hermeto - https://youtu.be/gF4NeMONIPo
5º epsódio - Dominguinhos+ Lenine - http://youtu.be/Fx_FYtClOeU
6º epsódio - Dominguinhos+ Hamilton de Holanda + Mayra Andrade + Yamandu Costa - http://youtu.be/jbiwC4LPWwA
7º epsódio - Dominguinhos+ Jazz Sinfônica - http://youtu.be/Sal9Y0f9dOc
8º epsódio - Dominguinhos+ Elba Ramalho, Dió e Fuba - http://youtu.be/CxYQKPdr3YA
“Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música”. Na carta que escreveu a respeito do projeto que a envolveu por seis anos, Mariana Aydar sintetiza o porquê do seu interesse em realizar uma obra que homenageia este que é um dos ícones da música brasileira. Nela, a cantora menciona uma singularidade bastante marcante na obra desse exímio sanfoneiro: seu refinamento musical, sua universalidade. “Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, reforça. Tudo isso está presente nos oito capítulos da web série Dominguinhos +, exibidos aqui no portal www.naturamusical.com.br, e no documentário Dominguinhos, previsto para estreia em maio.
Confira todos os episódios AQUI.
O músico, também instrumentista, cantor e compositor fez uma série de parcerias musicais ao longo de sua carreira. Dominguinhos já se apresentou e fez duetos com a própria Mariana, além de Elba Ramalho, Gal Costa, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Nara Leão, Nana Caymmi e, claro, com seu “pai postiço”, como ele gostava de brincar, Luiz Gonzaga. Vencedor de dois Grammys Latino, o músico começou tocando pandeiro, ainda criança, em Guaranhuns, sua cidade natal.
O projeto foi realizado por Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian, em associação com a bigBonsai, produtora audiovisual paulistana, e obteve patrocínio do programa Natura Musical mediante seleção no edital nacional de 2010. A ideia que moveu o início do trabalho de pesquisa, há seis anos, e o agendamento dos encontros musicais era reunir parceiros antigos e mais jovens - inspirados pela música de José Domingos de Morais, Nenê, em seu início de carreira, e Dominguinhos, após novo batismo feito por Gonzaga.
A filmagem resultou em dois produtos audiovisuais que se completam, dão voz - e microfone - ao artista falecido em julho do ano passado e contam o início da carreira, a chegada ao Rio, a primeira sanfona, as parcerias e as falas emocionadas de seus companheiros de estrada, instrumentos e palcos.
Os produtores – Deborah Osborn, Felipe Briso e Gilberto Topczewski - explicam a complementariedade dos trabalhos: “À medida que nos aprofundávamos na vida e obra do mestre, ficava clara a necessidade de que essa história tivesse desdobramentos em diversas plataformas. O material era vasto e valioso e a vontade de contar essa história para o maior número de pessoas possível era um objetivo importante. Do cinema à internet, do livro ao Facebook, do disco ao Youtube. As idéias foram surgindo e a vocação do material foi se revelando”.
Para a gerente da área de Apoios e Patrocínios da Natura, Fernanda Paiva, o projeto materializa uma das propostas do Natura Musical que é perpetuar e dar acesso ao nosso legado musical. “Dominguinhos é um ícone. Um dos músicos mais talentosos da nossa história, que influenciou gerações e ajudou a elevou a música regional e tradicional a um patamar nacional. Esse projeto é um importante registro de sua história”, explica. Fonte: Natura Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário